30

ago/2017

PR: PRF apreende 1,4 mil frascos de medicamento estudado para o tratamento do câncer

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta terça-feira (29), cerca de 1,4 mil frascos de fosfoetanolamina. Os remédios, que foram alvo de polêmica no Brasil, são estudados para o tratamento do câncer. As drogas eram transportadas em um carro que se envolveu em um acidente na BR-277, em Cascavel, no oeste do Paraná.

Segundo a PRF, logo após a batida, que aconteceu no Trevo Cataratas, a mulher, que dirigia o carro, fugiu do local. Policiais fizeram uma busca na região e a encontraram transferindo a carga para uma caminhonete, dirigida por outra mulher.

As cápsulas de fosfoetanolamina apreendidas foram fabricadas por um laboratório norte-americano, segundo as embalagens. Em fevereiro deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização da droga proveniente dessa empresa. De acordo com a PRF, as mulheres adquiriram os comprimidos no Paraguai.

Conforme a orientação da Anvisa, a empresa que produz o medicamento apreendido não tem registro no CNPJ, nem autorização de funcionamento no Brasil. A agência determinou a apreensão do produto em todo o território nacional.
O caso foi encaminhado para a Receita Federal. As duas mulheres devem responder em liberdade por crime contra a saúde pública. Se forem condenadas, podem pegar até 15 anos de prisão.

COMPARTILHAR