29

fev/2016

PR: PRF apreende três carretas com 1 milhão de maços de cigarros

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta segunda-feira (29) três carretas carregadas com cerca de 950 mil maços de cigarros contrabandeados. Os flagrantes foram feitos em Guaíra, Quatro Pontes e Lindoeste, todas no oeste do Paraná, nesta segunda-feira (29). Todos os motoristas foram presos e devem responder pelo crime de contrabando, já que o cigarro tem entrada proibida no país. A pena para este tipo de crime varia de dois a cinco anos de prisão.

A primeira apreensão, de aproximadamente 200 mil maços, foi feita por volta da 1h30, em um trecho da BR-163, em Guaíra. As caixas de cigarro trazidos do Paraguai estavam escondidas embaixo de uma camada de soja de uma carreta dirigida por um motorista de 59 anos. Aos agentes, o suspeito disse que seguia de Maracaju (MS) para Cruz Alta (RS).

No segundo flagrante, outra carreta foi abordada pela PRF às 8h30 em Quatro Pontes, também em um trecho da BR-163. O motorista de 31 anos, que levada cerca de 400 mil maços de cigarro, declarou que havia saído de Eldorado (MS) e que levaria a carga ilícita até Curitiba (PR).

Já a terceira apreensão foi feita às 9h, em conjunto com a Receita Federal, em outro trecho da BR-163, desta vez em Lindoeste. A carga de 350 mil maços de cigarros, segundo o motorista de 53 anos, seguia de Guaíra para o Rio Grande do Sul.

Em 2015, PRF apreendeu 20,1 milhões de maços de cigarros contrabandeados no Paraná, marca 48,9% maior que o registrado em 2014, quando o órgão tirou de circulação em estradas do estado cerca de 13,5 milhões de maços.

Segundo a Receita Federal, em função da mudança de rota na tentativa de as quadrilhas escaparem da fiscalização, as apreensões que eram mais comuns ao longo da BR-277 e em estradas de acesso a cidades vizinhas ao Lago de Itaipu passaram a ser mais frequentes na região de Guaíra e na divisa com o Mato Grosso do Sul.

Fonte: G1

COMPARTILHAR