02

dez/2015

PR: Receita e PRF retêm carros com placas paraguaias em Guaíra

Agentes da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) retiveram na manhã desta quarta-feira (2) 14 veículos com placas paraguaias circulando por Guaíra, no oeste do Paraná. As abordagens foram feitas em vários pontos da cidade a automóveis que já vinham sendo monitorados por suspeitas de irregularidade. Ninguém foi preso.

Conforme a legislação brasileira, os proprietários deveriam morar no país vizinho para poder circular no Brasil com os veículos com placas estrangeiras. Os responsáveis terão 10 dias para apresentar a documentação que comprova a situação regular dos automóveis. Caso fique comprovado que não residem no Paraguai, terão os bens apreendidos.

Segundo os agentes, a prática é bastante comum em regiões da fronteira. Os veículos são adquiridos a preços menores que os praticados no Brasil e, além disso, os proprietários não têm obrigação de pagar os tributos como Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e licenciamento obrigatório, por exemplo.

Em nota, a Receita Federal informou que “operações como esta estão programadas para ocorrer com mais frequência na região com vistas a inibir a prática de fraude na internalização de veículos paraguaios no país”.
Os veículos foram avaliados em R$ 500 mil e encaminhados ao pátio da delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu.

Fonte: G1

COMPARTILHAR