24

ago/2012

PRF-BA entra em greve por tempo indeterminado

A Polícia Rodoviária Federal da Bahia (PRF-BA) deflagrou greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira, 20, como parte do movimento que acontece em nível nacional. A categoria, segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Estado da Bahia (SINPRF-BA), Érico Guedes, informou que está em negociação com o Governo desde o ano passado, mas até o momento não foi oferecida uma contraproposta.

Entre as reivindicações da PRF estão o aumento de efetivo, melhores condições de trabalho, reestruturação da carreira, reajuste salarial e pagamento de adicional noturno, dentro outras.

Segundo Guedes, o efetivo de agentes na Bahia é o menor dos últimos 16 anos. Em 2006, por exemplo, haviam 630 policiais no Estado. Em 2012, esse efetivo conta com 515 agentes. “Os concursos vêm sendo realizados de forma espaçada e, quando ocorrem, o número de vagas oferecidas não supera a necessidade do Estado”, explica.

Mas para o presidente do SINPRF-BA a greve pode não se estender por muito tempo. Na quinta-feira, 23, uma reunião será realizada em Brasília entre a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (MPOG) e a Comissão Nacional de Reestruturação de Carreira e Negociação Salarial dos policiais, a qual Guedes faz parte, para discutir as reivindicações da categoria. “Esperamos encontrar uma solução e que o Governo apresente uma contraproposta”, diz.

Durante a greve, todos os policias vão assinar o ponto, mas só 30% do efetivo estará em atividade. No expediente administrativo o atendimento ao público não será realizado. Já nos postos, a PRF atenderá apenas às solicitações de emergência, como os acidentes que tenham pessoas feridas ou com vítimas fatais. Nas colisões de menor gravidade os motoristas deverão se dirigir aos postos da polícia.

Fonte: A Tarde

COMPARTILHAR