Uma reunião entre índios, policiais rodoviários federais e autoridades locais foi realizada na última terça-feira (12), em uma aldeia xavante na região de Primavera do Leste/MT. Na ocasião foi discutida a tensão crescente entre ambas as partes desde o mês passado, após um índio ter sido flagrado por agentes da PRF transitando com um carro furtado na BR-070. Na tentativa de acalmar os ânimos, a PRF procurou lideranças indígenas e autoridades locais para que houvesse um diálogo.
Além de caciques, índios da etnia xavante e representantes dos bororos da aldeia Merule, também estiveram presentes o Superintendente Regional da PRF, Weller Sanny Rodrigues da Silva, o chefe da Delegacia da PRF em Primavera do Leste, a Prefeita Municipal de General Carneiro, vereadores de Primavera do Leste, representantes da Prefeitura de Poxoréo, entre outras autoridades. A reunião aconteceu na aldeia Sangradouro, que fica entre Primavera do Leste e Barra do Garças, nas proximidades da BR-070.
Relembre o caso
No dia 18 de fevereiro, um índio xavante foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal dirigindo um carro furtado. No dia seguinte, um grupo saqueou a carga de um veículo que estava quebrado às margens da BR-070. Quando uma equipe da PRF chegou ao local foi cercada pelos indígenas, que ameaçavam e chegaram a agredir os policiais. Além disso, alguns objetos que estavam dentro da viatura foram furtados. Os índios exigiam a devolução do carro que havia sido apreendido.
Fonte: O Repórter do Araguaia