06

jan/2012

PRF e PC prendem estelionatário mais procurado do Nordeste

Considerado um dos maiores estelionatário no Nordeste, José Felipe Furtado, de 51 anos, foi preso esta semana, em sua residência no bairro dos Bancários, em João Pessoa (PB). Ele é acusado de aplicar golpes em Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais.

De acordo com informações da Polícia Civil da Paraíba, o esquema de José Felipe foi descoberto após o Detran (PB) ter recebido denúncias de que o acusado estaria falsificando Carteiras Nacional de Habilitação (CNH).
Mas, ao chegar à residência do acusado a polícia encontrou um esquema de estelionato com ramificações em outros estados.
Ainda segundo a PC, o acusado utilizava documentos falsos para abrir empresas e adquirir empréstimos. Na casa de José Felipe, as polícias Rodoviária Federal e Civil encontraram documentos de três empresas em seu nome. Acredita-se que ele tenha alcançado a marca de R$ 1 milhão em empréstimos.
Durante as investigações, que duraram três meses, a polícia descobriu ainda que todo o valor arrecadado nos golpes era enviado a um parente do acusado – ainda não identificado – no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos da América (EUA).
No último golpe foi adquirido um empréstimo de R$ 300 mil no Banco Santander. Após a prisão, José Felipe foi levado para Delegacia de Defraudações, em João Pessoa e deve responder pelos crimes de falsidade ideológica e estelionato.
José Felipe, natural da Paraíba, também é acusado de ter uma empresa falsa de importação e exportação de couro. Durante as negociações com os clientes, ele vendia uma carga fictícia com nota fiscal e carimbos da Receita Federal falsos. O material nunca chegava o destino e ele tentava convencer aos comerciantes que a entrega tinha sido realizada, mas o produto havia sido extraviado no trajeto.
Fonte: Com PB Agora e G1 (Via Alagoas 24 Horas)

COMPARTILHAR