30

maio/2012

Reunião da Diretoria e Conselho de Representantes da FenaPRF

Durante a noite desta terça-feira (29/05), a diretoria da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) se reuniu com o Conselho de Representantes (presidentes e delegados dos SINPRFs) com o objetivo de discutir as diversas ações que serão efetivadas durante a semana (reunião MPOG, atividades parlamentares, etc.). Além dos dirigentes sindicias, também participou da reunião Romero Araújo, representando a Comissão Nacional dos Aprovados na PRF 2009.

O presidente da FenaPRF, Pedro Cavalcanti, abriu a reunião cumprimentando e dando boas vindas a todos. Após pontuar a sequência da reunião, Cavalcanti falou sobre o reconhecimento conquistado pela Federação nos últimos meses perante a sociedade e entidades congêneres. Esclareceu sobre a importância dos eventos em curso e da necessidade do empenho de todos os Representantes na causa sindical.

O coordenador de relações do trabalho, Marcos Khadur, falou sobre o problema da falta de efetivo na Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da importância do aumento do efetivo. Como solução, apontou a necessidade do aproveitamento de 100% dos excedentes do concurso da PRF de 2009, e passou a palavra ao representante da Comissão Nacional dos Aprovados na PRF 2009, Romero Araújo, para tecer maiores esclarecimentos sobre a convocação dos excedentes.

Araújo agradeceu a oportunidade e enalteceu o trabalho realizado pelo Sistema Sindical dos PRFs em prol do aumento do efetivo e convocação dos excedentes do concurso de 2009. Esclareceu que a Comissão já tem conhecimento da possibilidade de convocação de 100% dos excedentes. Porém, ressaltou que nada está garantido e ainda destacou que uma falha administrativa na elaboração do edital, pode comprometer o pleno aproveitamento das vagas. Pois, o edital previu a convocação dos aprovados na prova objetiva para os exames físicos e psicológicos em até 3 vezes o número de vagas, mas, para os exames médicos, etapa que antecede o curso de formação, a convocação foi de apenas 2 vezes esse número. E isso, caso haja desistências ou reprovações durante o curso de formação que deverá ocorrer em duas turmas de 750, prejudicará a convocação dos demais candidatos aprovados nos exames físico e psicológico, aproximadamente 140 candidatos que estão além dessa classificação. Assim, vacâncias que poderiam ser preenchidas com esse concurso permaneceriam em aberto.

Os Representantes sindicais manifestaram apoio à causa e informaram que continuarão se empenhando para o aproveitamento e preenchimento máximo de vagas neste concurso.

Cesar Arruda, coordenador de políticas sociais, diante de algumas reclamações apresentadas pela categoria em relação aos planos de saúde, explicou sobre as circunstâncias que envolvem o FenaPRFSaúde e informou que todas as medidas estão sendo adotadas junto à empresa responsável para que seja melhorado o atendimento e o tempo de resposta nos questionamentos e reclamações.

Os diretores parlamentares, Tácio Silveira e Renato Dias, relataram os assuntos e temas abordados no Congresso Nacional, em especial, esclareceram o que tem sido realizado para barrar a votação do PLP 554/2010, até o momento na Câmara dos Deputados. Informaram que esse sucesso é fruto da parceria com outras entidades representativas das demais categorias policias e de servidores da área de segurança pública. Ainda apresentaram o projeto “Moção de Apoio ao Nível Superior”, para isso, divulgaram uma lista contento todos nomes dos líderes partidários do Congresso Nacional por Unidade da Federação para que os dirigentes sindicais busquem apoio e colham assinaturas em prol do nível superior para o cargo de PRF.

Também pontuaram detalhes sobre a reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a aposentadoria especial sendo destacada a receptividade de Cardozo com a causa.

Ao final da reunião, os diretores jurídicos Jailton Tristão e Antônio Falcão apresentaram um resumo das principais ações judiciais em curso, explicaram sobre as mudanças que estão sendo realizadas para melhorar a assessoria jurídica aos Sindicatos e o acesso às informações. Informaram ainda que novas ações judiciais serão impetradas no intuito de resguardar e garantir direitos da categoria.

Agenda dos Representantes Sindicais

– 30 de maio: participação no evento Café da Manhã com a Frente Parlamentar em Defesa da PRF; atividades parlamentares no Congresso Nacional em busca de apoio e assinaturas para o projeto “Moção de Apoio ao Nível Superior”; e, reunião no Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), às 17h, Mesa de Negociação.

– 1º de Junho: Assembleia Geral Extraordinária – 1) Avaliação da Mesa de Negociação e definição do calendário de atividades; 2) Deliberação acerca de filiação a uma central sindical; e 3) Autorização para solicitação de dados cadastrais.


A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência FenaPRF’

COMPARTILHAR