13

mar/2012

RJ: Polícia destrói acampamento de extração ilegal de palmito em Itatiaia

Agentes da Polícia Rodoviária Federal e do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), do Ministério do  Meio Ambiente, apreenderam 80 peças de palmito jussara e material para extração ilegal de palmitos no Parque Nacional de Itatiaia, no sul do Estado, em uma ação conjunta no último sábado (10) e domingo (11).

Durante a operação, os agentes encontram e destruíram um acampamento usado pelos “palmiteiros”, pessoas que extraem palmito ilegalmente. No abrigo estavam utensílios para fazer comida, tendas improvisadas, cartuchos deflagrados de munição de arma de caça, facões e outras ferramentas, além dos palmitos. Os agentes encontraram também cascas de palmito com mensagens de desafio ao poder público.

O acampamento ficava em um lugar de difícil acesso, a cerca de uma hora a pé em uma área de proteção ambiental no meio da mata. Ele estava vazio e ninguém foi preso.

Em dezembro do ano passado, os policiais apreenderam uma grande carga de palmito ilegal na BR-485, rodovia que corta o parque.

O ICMBIO e a PRF planejam realizar novas operações de combate a este tipo de crime ambiental. Eles alertam que o palmito clandestino não passa pela fiscalização e pode representar risco a saúde do consumidor.

Fonte: R7

COMPARTILHAR