30

out/2015

RO: PRF apreende quase 36 mil metros cúbicos de madeira ilegal em Vilhena

Foto: Divulgação PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta quinta-feira (29) quase 36 mil metros cúbicos de madeira que estavam sendo transportadas de forma ilegal em um caminhão, na BR-364, em Vilhena (RO). O caminhão e a carga foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo a PRF, a abordagem durante fiscalização de rotina. Aos policiais, o motorista, de 44 anos, disse ter carregado o caminhão em Cujubim (RO), no Vale do Jamari, e seguiria até Araquari (SC). O Documento de Origem Florestal (DOF) dos 35.997 metros cúbicos de madeira apresentado pelo condutor indicava que a madeira transportada era da espécie tauari.

Porém, quando os agentes do Ibama foram no posto da PRF constataram que a madeira era na da espécie cariniana, de melhor qualidade e maior valor de mercado. O volume declarado pelo motorista também apresentava divergências.

O caminhão e a carga foram encaminhados ao Ibama para as medidas cabíveis. O motorista, segundo a PRF, responderá pelo crime de transporte ilegal de madeiras.

Fonte: G1

COMPARTILHAR