01

ago/2014

RS: Após ser resgatado e tratado no RS, bicho-preguiça é levado ao Tocantins

Foto: Divulgação Prefeitura de Canoas/RS

Encontrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em um caminhão que seguia viagem de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, um bicho-preguiça comum da espécie Bradypus variegatus foi resgatado e tratado em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O animal, considerado ameaçado de extinção, passou pouco mais de dois meses abrigado no Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo.

Socorrido no mês de abril na cidade de Sarandi, no Norte do estado, o bicho-preguiça passou por cuidados de uma equipe da Universidade de Passo Fundo. Depois, em maio, foi levado a Canoas, onde ficou sob responsabilidade de profissionais do mini zoo da cidade. O processo foi acompanhado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A equipe de veterinários tratou o animal antes de devolvê-lo à natureza. O macho batizado de Sid foi alimentado com folhas de embaúba, uma das espécies de árvore preferidas bicho-preguiça.
Após o tratamento, ele foi levado a Palmas (TO), onde ficará em Araguaína, município onde fica a reserva natural do Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins). O local é considerado o habitat natural para animais dessa espécie.

Fonte: G1 RS

COMPARTILHAR