Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que fiscaliza caminhões com cargas perigosas que entram e saem dos portos acontece em todo o Brasil desde a semana passada. Somente na unidade operacional de Itapema, na BR-101, mais de 80 veículos foram notificados em apenas um dia de fiscalização, na segunda-feira (24).
Os policiais vistoriam os caminhões e fiscalizam a documentação, carga, equipamentos de proteção individual e de situação de emergência, entre outros. Os alvos da operação são aqueles veículos que entram e saem dos portos. Na região onde ocorre a fiscalização em Itapema, os mais próximos são os portos de Itajaí e Navegantes.
A operação acontece também nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro e termina na sexta-feira (28). Em um dos caminhões autuados, a PRF encontrou 22 irregularidas.
Segundo os policiais, na maioria das notificações, as irregularidades se repetem. As principais infrações são na parte de equipamentos de proteção individual e de situação de emergência.
Outros caminhões que não transitam pelos portos, mas também transportam cargas perigosas e passam pelo local da fiscalização também são notificados. Os veículos abordados que estão com algumas irregularidades ficam parados na unidade operacional da PRF em Itapema até que a situação seja resolvida ou que o veículo seja guinchado para outro local.
Fonte: Notícias do Dia Online