19

set/2017

Seminário de 20 anos do CTB debate histórias e melhorias para o Código

Durante toda esta terça-feira (19), foi realizado no espaço Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, um seminário que remete aos 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O evento, que teve como um dos seus organizadores a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), contou com dois seminários, além de diversas homenagens para aqueles envolvidos nas políticas de melhoria do trânsito brasileiro.

O evento começou às 10h, recordando a importância do CTB nos últimos anos, desde a sua vigência, além de fatos que o precedeu. Foi lembrado, também, que nesse hiato, 31 leis alteram o Código, entre elas a ‘Lei Seca’, a ‘Obrigatoriedade do Air-Bag’, entre outras. Ainda assim, foi recordado que diversas pessoas ainda perdem a vida no trânsito, pautando a necessidade de contínuas melhorias para que tais estatísticas diminuam.

No primeiro painel, CTB – Histórias e Conquistas – a responsável por mediar os interlocutores foi a deputada federal Christiane Yared (PR/PR). Um dos membros do painel foi o presidente da FenaPRF, Deolindo Carniel, que abordou os 20 anos de realizações da PRF no contexto do CTB, além de apontar desafios dos agentes no trânsito.

Também estiveram presentes neste painel, o ex-deputado federal Beto Albuquerque; o secretário de mobilidade urbana do Distrito Federal, Fábio Ney Damasceno; o líder do programa Brasília Vida Segura, Leandro Piquet; o membro da comissão do CTB, Dr. Moise Edmond Seid; o criador do programa Volvo de Segurança Viária, Pedro Corrêa; e a coordenadora de projetos da Fundação Thiago Gonzaga, Daniela Fernandes Nunes.

 

 

No início da tarde, o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) mediou o painel: ‘CTB mais 20 anos – Desafios e Expectativas. Os interlocutores aproveitaram o momento para destrinchar dados estatísticos e propostas de melhorias para um trânsito seguro. Entre os participantes, esteve o Diretor-Geral da PRF, Renato Dias, que trouxe uma explanação sobre como enfrentar os desafios de um trânsito cada vez mais seguro.

O painel também contou com a participação do Diretor-Geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Coelho Vicenzi; o prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette; o presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho; o coordenador do programa SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto; Fábio Antioro, que representou Ailton Brasiliense, presidente da ANTP; e o coordenador da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro, Tenente-Coronel Marco Andrade.

Homenagens
Ao fim dos painéis, houve uma homenagem a diversos participantes, com a entrega do troféu: 20 Anos CTB. Foram homenageados: a presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Maria Edi de Moraes Gonzaga; Renato Dias, Diretor-Geral da PRF; o Senador Cristóvão Buarque, através de seu assessor parlamentar; o prefeito de Campinas, Jonas Donizette; o Tenente-Coronel da PM/RJ, Marco Antonio Andrade; o criador e consultor do programa Volvo de Segurança no Trânsito, J. Pedro; o presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho; Horário Melo e Cunha Santos, presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito; Beto Albuquerque, ex-deputado federal; o presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires e o mesatenista Bruno de Paula Peres Braga.

Ao fim, o presidente da FenaPRF, Deolindo Carniel, fez uma homenagem ao deputado Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da PRF e um dos responsáveis pela melhoria no trânsito nos últimos anos, com a criação da Lei Seca e também com o trabalho na Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

O evento contou com a organização da FenaPRF, da PRF, da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e do Observatório Nacional de Segurança Viária, com o apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito, do Instituto Mobih, do Detran-DF e do Programa Brasília Vida Segura. Apoiaram institucionalmente o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e a Associação Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito (AND), com o patrocínio da Ambev e 3M

 

Confira o álbum de fotos do evento:

 

 

COMPARTILHAR