09

set/2013

Servidores do Dnit põem fim a greve. Na quarta, 11, plenária discute ações para manter luta em torno de demandas urgentes

Após realizar assembleias essa semana, servidores do Dnit decidiram encerrar a greve da categoria que já durava mais de dois meses. Os servidores vão seguir mobilizados em torno de suas reivindicações mais urgentes já que o governo permaneceu irredutível em oferecer 15,8% de reajuste, o que não atendia a pauta emergencial do setor. Apesar de buscar incessantemente o diálogo e tentar alcançar um consenso apresentando uma contraproposta capaz de amenizar a crise instalada no Dnit, o governo manteve uma postura inflexível o que terminou por prejudicar o processo de negociações com a categoria.

Audiências públicas foram promovidas, o Ministério do Planejamento chegou a reconhecer os problemas apontados pelos servidores, mas nenhuma solução para avançar na busca de alternativas foi apresentada. Para avaliar o movimento dos servidores do Dnit e discutir novos rumos para a luta do setor a Condsef está convocando uma plenária setorial para a próxima quarta-feira, 11, em Brasília.

Na segunda, 9, a Condsef vai a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) onde irá buscar garantias de que nenhum servidor que participou do movimento legítimo de greve sofra com cortes de ponto ou quaisquer outros tipos de retaliação. Paralelo às conversas com o Planejamento, a assessoria jurídica da Condsef também está trabalhando para assegurar que nenhum servidor sofra corte de ponto. Para isso, já foi enviado a todas as entidades filiadas à Condsef solicitação de informações referentes a servidores em férias, licenças ou afastamentos e também a cópia dos contracheques daqueles servidores que porventura tenham sofrido corte de ponto para juntar em recurso que está sendo preparado em defesa dos servidores.

Mesmo com o fim da greve a luta dos servidores deve permanecer intensa. A Condsef solicitou a suas filiadas garantir a presença de pelo menos um representante do Dnit por estado em Brasília para participar da plenária setorial. Essa atividade será muito importante para traçar metas e ações que possam ajudar a assegurar melhorias essenciais ao Dnit.

Fonte: Condsef

COMPARTILHAR