23

jul/2015

TO: PRF apreende carreta com 60 bovinos

Foto: Divulgação PRF

Uma carreta com 60 bovinos foi apreendida na unidade da Polícia Rodoviária Federal em Gurupi, sul do Tocantins, nesta quarta-feira (22). De acordo com a polícia, a idade dos animais era superior a que havia sido informada na documentação fiscal e na Guia de Trânsito de Animais. A suspeita é de sonegação de impostos.

A polícia disse que na documentação constava que os animais tinham idade entre 13 e 24 meses, mas os agentes suspeitaram e acionaram a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec). Após análise, o órgão conformou que a idade real dos bois era de 25 a 36 meses.

A possível fraude caracteriza crime contra a ordem tributária. O proprietário dos animais foi multado pela Adapec em R$ 2.553,60 por prestar falsas informações. Ele também foi multado pela Secretaria da Fazenda do Tocantins em mais de R$ 9,3 mil para regularização tributária da carga.

A carga saiu de uma fazenda no município de Santa Rita do Tocantins e o destino seria uma fazenda em Araguaçu. Os animais foram levados para um espaço de leilão de gado em Gurupi e ficarão no local até que o proprietário regularize os impostos.

Fonte: G1

COMPARTILHAR