10

maio/2018

Entidades reúnem-se na OIT para discutir os danos aos trabalhadores após Reforma Trabalhista

O Brasil passa por um momento turbulento no que tange a política trabalhista. A Reforma aprovada pelo Governo em um tempo recorde, no ano passado, cerceou direitos dos trabalhadores e, por muito pouco, a Reforma da Previdência não piorou a situação para o cidadão de bem.

Para evitar ainda mais a mitigação dos direitos, a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais e demais entidades de classe reuniram-se na sede brasileira da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na tarde desta quinta-feira (10), para debater esse assunto. A Deolindo Carniel, presidente da Federação, foi ao encontro representando a Conacate (Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado).

A reunião aconteceu com o diretor da OIT no Brasil, Martin Georg Hahn, que assumiu o cargo neste ano. Carniel ressaltou que esse é um momento importante para a união das categorias, ainda que os servidores públicos não sejam regidos pela CLT.

“Embora não tenhamos sido atingidos diretamente (com a Reforma Trabalhista), os problemas referentes a segurança pública acabaram sendo atingidos. Por isso, temos que nos fortalecer para minimizar as desigualdades que atingem os trabalhadores e vemos a OIT a esperança para que consigamos ter voz nesse processo”, pontuou Carniel perante os presentes.

Hahn prontificou-se a ajudar no que for possível no diretório brasileiro, uma vez que as medidas mais abrangentes precisam passar pelo crivo da Comissão da OIT. No fim deste mês haverá a convenção anual, na sede da entidade, em Genebra, na Suíça, para debater os assuntos referentes a política trabalhista pelo mundo, onde tal assunto pode ser colocado em pauta.

Segurança Pública
Ao fim da reunião, em uma conversa mais reservada, o presidente da FenaPRF sugeriu uma reunião com o diretor da OIT no Brasil para tratar sobre o alto número de mortes de policiais no país, com base nos dados do ano passado. Tal encontro deve acontecer em breve.

COMPARTILHAR