A Polícia Rodoviária Federal fez a apreensão de 20 aves silvestres abatidas no Km 207 da rodovia BR 316, cidade de Valença, região Sul do Piauí. O motorista do veículo em que os animais foram encontrados foi preso e encaminhado para a Delegacia de Valença.
De acordo com o inspetor Raimundo Rameiro, as aves apreendidas são as arribaçãs, popularmente chamadas de “avoantes”. Os animais estavam no interior do veículo abatidas e salgadas. No Nordeste, é comum a caça e consumo dessas aves.
“O veículo era conduzido por um lavrador que disse ter pago R$ 20 pelas aves, mas não disse onde teria comprado”, relatou o inspetor.
Segundo a PRF, o lavrador viajava da cidade de Francisco Santos para Capanema, no Pará. O motorista foi levado para a Delegacia de Valença para apuração de infração à legislação ambiental.
O inspetor ressaltou que no Brasil, a caça das avoantes é crime ambiental e a multa corresponde a R$ 500 por cada ave abatida.
“O lavrador foi preso, no entanto, esse é um crime afiançável e ele pode ser liberado e responder pelo crime em liberdade”, destacou.
Fonte: G1