A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, publicou a Portaria Conjunta nº 1 de 2015 no Diário Oficial da União de sexta-feira (6), que cria a Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 – COESRIO2016. O grupo funcionará nos moldes de um fórum deliberativo no qual se definirão parâmetros da atuação integrada dos órgãos federais, estaduais e municipais de segurança e de Defesa Civil, bem como de outras instituições relacionadas aos Jogos.
Cerca de 30 instituições vão integrar o grupo (§1º do art. 4º). Entre elas, as polícias Federal e Rodoviária Federal, a Força Nacional, as agências Nacional de Inteligência, Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Aeroportuária, e o Ministério das Relações Exteriores. O Centro Integrado de Comando e Controle, construído tendo como horizonte a Copa do Mundo, será a estrutura utilizada para o monitoramento em tempo real e para a tomada de decisões estratégicas.
O Ministério da Justiça investirá cerca de R$ 350 milhões em segurança para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, deste valor, R$ 100 milhões devem ser gastos na aquisição de equipamentos, ferramentas de treinamento e melhoria de ambientes para capacitação.
Confira a íntegra da Portaria no DOU.
Fonte: Contatos Assessoria Parlamentar