18

mar/2014

A 86 dias da Copa, Segurança aguarda equipamentos

A  governadora Rosalba Ciarlini participou da reunião com os diversos representantes e responsáveis pela segurança pública no Estado responsáveis pelas definições para a Copa do Mundo. O encontro aconteceu na sede do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), na Escola de Governo, e faz parte de uma rotina estabelecida pelo Governo Federal com os 12 Estados sede do Mundial. Regina Miki e o novo titular da Sesed, General Eliéser Girão Monteiro Filho, também estiverem presentes. O secretário apresentou uma planilha situacional de meios para apoio à realização do evento esportivo.

Entre os itens listados para aquisição ou recuperação estão: cones de sinalização, grades de contenção, coletes, algemas, veículos, capacetes e câmeras de vigilância. Diante das necessidades, as autoridades deliberaram soluções e a governadora convocou uma nova reunião para a próxima sexta-feira, com o intuito de dar celeridade as decisões tomadas nesta manhã. Na próxima segunda-feira, dia 24, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, estará em Natal onde participa de mais um encontro com os gestores.

De acordo com informações do Governo, o Estado tem assegurado em cofres, R$ 30 milhões para compra de equipamentos. São viaturas, armas, coletes e sinalizadores, por exemplo. A compra do material está prevista nas diretrizes de responsabilidade de cada ente envolvido na realização da Copa. Faltando menos de cem dias para o início do evento esportivo, o material ainda não foi adquirido.

Ainda participaram da reunião de ontem, o comandante da 1ª Força-Aérea, brigadeiro Paulo Barba; o presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública, del. Paulo Henrique; o chefe do Núcleo de Operações Especiais da PRF/RN, Djairlon Henrique Moura; comandante-Geral da Polícia Militar, cel. Francisco Araújo; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, cel. Elizeu Lisboa Dantas; a diretora-geral do Itep, Raquel Taveira; o coordenador da Defesa Civil do RN, tenente-coronel Josenildo Acioli; o comandante da Polícia Rodoviária Estadual, cel. Freitas; o delegado-geral da Polícia Civil do RN, Ricardo Sérgio, e o coordenador do Ciosp, major Macedo.

Fonte: Tribuna do Norte

COMPARTILHAR