29

out/2016

Assembleia movimenta a semana do sistema sindical dos PRFs

José Medeiros firmou compromisso pela celeridade do andamento da PL 5865/16 no Senado e foi bem recebido pelos dirigentes sindicais | Foto: Agência FenaPRF

A semana em Brasília foi de agenda cheia. Representantes dos 25 sindicatos fizeram, além da articulação política na aprovação do PL 5865/16 na Câmara, trabalhos de discussão interna do sistema e seminários de qualificação para o trabalho de representação da categoria. No último dia de Assembleia Geral Extraordinária, os sindicalistas ainda receberam a visita do senador José Medeiros.

O senador Medeiros, que é Policial Rodoviário Federal, agradeceu o empenho de todos na busca pela aprovação do PL 5865/16 na Câmara dos Deputados. “Tão logo chegue ao Senado, a expectativa é que a gente possa acelerar o trânsito do projeto”, afirmou o parlamentar.

Estudo de expectativa de vida
Na manhã da quarta-feira foi apresentado, pelos técnicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o escopo do estudo contratado sobre expectativa de vida e outros aspectos de saúde do PRF. Foram discutidos com o Conselho de Representantes os planos, prazos e fases do estudo, além de colhidas novas ideias para enriquecimento do projeto.

O estudo será importante para definição de pautas a serem buscadas pelo sistema sindical nos próximos anos e na luta que vem por aí com a reforma previdenciária. Também será um marco de qualificação dos materiais e iniciativas tomadas pelos Sindicatos Regionais dos PRFs e pela FenaPRF.

Seminários e qualificação
Durante a semana, os dirigentes sindicais tiveram diversas palestras sobre temas relevantes ao meio sindical. Um dos palestrantes, o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar, explicou especificidades e diferenças entre os regimes estatutário e celetista.

De acordo com o Ministro, é preciso que a Justiça do Trabalho tenha alcance também sobre os casos de servidores públicos. “Eu defendo que a Justiça do Trabalho é competente para julgar casos de trabalhadores estatutários sim. O Ministério Público do Trabalho (MPT) tem agido para buscar melhorias no ambiente de trabalho dos servidores públicos”, afirmou o magistrado.

Outra importante palestra aconteceu com o ex-Secretário Nacional de Segurança Pública e especialista em segurança pública, Ricardo Balestreri. De forma didática, o acadêmico compartilhou experiências que teve na gestão da segurança pública em diversos estados brasileiros e até convenções internacionais. “Nós não podemos mudar o mundo inteiro, mas ao menos uma parte dele. Temos que viver para consertar nosso país e duas categorias são extremamente importantes na transformação social: a categoria policial e o magistério. Ambas têm autoridade para se impor na sociedade como um guia. O policial é o pedagogo da cidadania”, afirmou Balestreri.

Especialistas do DIEESE marcaram presença da reunião com um importante seminário sobre a história sindical no Brasil. Foram apresentados os principais fatores de surgimento do movimento sindical e como ele ganhou corpo nos últimos dois séculos.

 

 

 

27.10.2016 - AGE

 


A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência FenaPRF’

COMPARTILHAR