13

maio/2014

Comissão de Segurança realiza audiência com PMs que atuaram na marcha do MST

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta tarde com o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Anderson Carlos de Castro Moura, e policiais militares (PMs) que atuaram no confronto com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no dia 12 de fevereiro deste ano, em Brasília.

Durante o 6º Congresso Nacional do MST, cerca de 15 mil sem-terra foram até a Praça dos Três Poderes e entraram em conflito com PMs. Ao final, 32 pessoas ficaram feridas: 30 policiais e dois manifestantes. O objetivo da audiência, que foi solicitada pelo deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), é ouvir os PMs sobre os fatos ocorridos durante a marcha e conceder a eles o reconhecimento formal de bravura e coragem.

Para o deputado, ao tentar impedir que os manifestantes invadissem prédios públicos, “o batalhão foi duramente agredido e se expôs a um enfrentamento desigual”. Ele reclama do tratamento dado aos policiais pelo governo federal, já que o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, acusou a PM de truculência durante o confronto, e a presidente Dilma Rousseff recebeu representantes do MST no Palácio do Planalto no dia seguinte. “Os policiais se sentiram, com toda a razão, desrespeitados e desacreditados”, ressalta.

A audiência será realizada no plenário 8, a partir das 14 horas.

Fonte: Agência Câmara Notícias

COMPARTILHAR