30

set/2013

Congresso ganha iluminação rosa em campanha de prevenção ao câncer de mama

Nesta terça-feira (1°), às 18 horas, tem início no Congresso Nacional o Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização pela conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. O slogan da campanha – “Acenda sua consciência” – é uma referência à iluminação rosa que o Congresso receberá neste mês. O ato é uma iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado Federal.

Realizado em vários países, o movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O evento iniciou-se na década de 1990, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil em 2008, por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País. Em Brasília, outros monumentos serão iluminados por iniciativa do Governo do Distrito Federal e do governo federal, que, assim como a Câmara e o Senado, preveem uma programação especial durante o mês.

Confira a programação de eventos no Congresso:

  • Dia 1º de outubro: Iluminação do Congresso Nacional com apresentação do Coral da Câmara e do grupo feminino de percussão Batalá, que acontecerá após o lançamento da exposição “Recomeço”, organizada pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar), às 18 horas, no Senado Galeria, Anexo 1, Senado.
  • De 8 a 16 de outubro: Exposição itinerante “Recomeço” passa para o Espaço Mario Covas, Anexo 2, Câmara dos Deputados.
  • De 7 a 18 de outubro: Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, promovida pelo Departamento Médico da Câmara. Englobará ações educativas e de divulgação e atendimento individualizado a servidoras e deputadas. As consultas com especialistas deverão ser previamente agendadas.
  • Dia 18 de outubro: Bate-papo “Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama”, no Plenário 2 da Câmara dos Deputados, com o Martinho Cândido de Albuquerque dos Santos, médico mastologista do Senado, e Valeska Marques de Menezes, médica oncologista da Câmara.
Saiba mais sobre a campanha e as atividades no site: http://www.outubrorosa.org.br/
Fonte: Câmara

COMPARTILHAR