22

jul/2012

Copa-2014: Exército sai na frente da Polícia Federal para cuidar do Mundial

Por Marco Antônio Martins – Folhapress

FORÇA Após o sucesso na Rio+20, militares estão cada vez mais cotados para substituir a Polícia Federal em 2014 e nas Olimpíadas.

RIO – As Forças Armadas saíram na frente na corrida para coordenar a segurança da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Oficialmente, esses dois eventos estão sob a coordenação do Ministério da Justiça. Mas no governo federal já existe a opinião de que isso deve mudar.

O bom resultado do esquema de segurança montado pelo Exército para a Rio+20, conferência da ONU que aconteceu mês passado no Rio, é o responsável pela possível mudança.

Na avaliação do governo federal, o Exército mostrou que pode executar a chamada “segurança cidadã”. Ou seja, sem tanques nas ruas, de forma discreta e sem assustar a população com homens armados no alto dos prédios como na Eco-92 ou na Cimeira, em 1999.

A favor dos militares ainda há o custo do esquema de segurança. Para a Rio+20 foram gastos R$ 150 milhões com a compra de equipamentos e montagem da estrutura.

Cinco anos antes, nos Jogos Pan-Americanos, em 2007, a Polícia Federal recebeu R$ 562 milhões do governo federal.  Após coordenar a segurança nos Jogos Militares, em 2011, e a da Rio+20, obteve outra vantagem: já tem um centro de comando e controle pronto, além de equipamentos adquiridos.

Para cuidar da Copa das Confederações, daqui a um ano, a Secretaria de Grandes Eventos precisará montar toda uma estrutura de centro de comando que sequer começou a ser construída.

“A Rio+20 deixou um legado. Demos uma demonstração de segurança apoiada por outros órgãos. Tudo de forma discreta. Estamos preparados para coordenar outros eventos, mas isso é uma decisão superior”, afirma o general Adriano Pereira Júnior, coordenador da segurança na Rio+20.

Segundo militares e policiais, o sinal de que poderia haver uma mudança foi dado pela presidente Dilma Rousseff. Ao final da Rio+20, o comandante do Exército, general Enzo Peri foi chamado ao Palácio do Planalto para ser parabenizado pela coordenação do evento.

Contra os militares há o fato de que os investimentos na segurança, na verdade, ficam para os quartéis e para as Forças envolvidas. Nada é revertido para a sociedade.

Os carros utilizados não servirão depois para o policiamento nas ruas; nem as armas, no combate à criminalidade. Mas a Polícia Federal não desistiu de ser a responsável pela segurança.

Secretário Nacional de Grandes Eventos, o delegado federal Valdinho Caetano está percorrendo os 12 Estados onde haverá jogos da Copa para discutir o tema.

No início do mês, Caetano esteve no Rio para apresentar o plano para a segurança da Copa do Mundo a 12 secretários de segurança pública das cidades-sede. Ele tem o apoio dos secretários. Dos 12, oito são delegados da Polícia Federal.

“Garanto um trabalho incessante. Vinte quatro horas por dia para que tudo esteja pronto para a Copa das Confederações”, avisa o delegado Caetano.

 

Jornal do Commercio

COMPARTILHAR