19

jan/2012

Dilma começa hoje reuniões setoriais com ministros

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff começou hoje (19) uma série de encontros setoriais com os ministros de todas as áreas do governo. A ideia é fazer uma prévia para a primeira reunião ministerial de 2012 marcada para o dia 23, na qual estarão presentes 38 ministros. Nas reuniões desta quinta-feira, a temática social predominará. Pela manhã, o assunto foi o Plano Brasil sem Miséria.

Ao longo do dia, a presidenta terá conversas com os ministros Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), além de Gleisi Hoffmann (Casa Civil). Os ministros Fernando Haddad (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde) também são esperados no Palácio do Planalto nesta quinta-feira.

A ministra da Comunicação da Presidência da República, Helena Chagas, disse que nas conversas Dilma e os ministros farão uma avaliação dos programas e das ações do governo. A expectativa é que sejam definidas as metas até dezembro.

Pela primeira vez no ano, a presidenta vai reunir os titulares das 38 pastas do governo. Essa será a segunda reunião ministerial da gestão de Dilma. A primeira ocorreu no começo do mandato presidencial, em janeiro de 2011.

Essa reunião ministerial deve ser a última com a atual equipe, pois alguns dos atuais titulares pretendem deixar os cargos para concorrer às eleições municipais de outubro. Ontem (18), a Presidência da República confirmou a saída de Haddad – que lançará sua candidatura para prefeito de São Paulo, capital. No lugar dele, assume o atual ministro da Ciência, Tecnologia e Informação, Aloizio Mercadante.

Em substituição a Mercadante, foi escolhido o cientista Marco Antonio Raupp, que preside a Agência Espacial Brasileira (AEB). Há ainda a previsão de a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, também deixar o cargo para concorrer à prefeitura de Vitória (Espírito Santo).

Edição: Talita Cavalcante

Fonte: Agência Brasil

COMPARTILHAR