14

jun/2015

Governo consulta clientes sobre o que deve ser incluído nos planos de saúde

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) abriu para consulta pública nesta sexta-feira (12) para que os consumidores participem do processo de decisão sobre o que deve estar na cobertura dos planos de saúde.

Ao longo de uma semana, será possível apenas consultar os documentos com as propostas que já foram feitas, e que podem ser baixados no site da ANS, por meio do link http://zip.net/bkrqkx (link encurtado).

A partir do dia 19, os consumidores vão poder sugerir alterações e outras propostas, somente por meio de um formulário eletrônico no site do órgão. O prazo para enviar sugestões termina em 19 de julho.

A proposta foi elaborada com base nas sugestões de 39 instituições, entre órgãos de defesa do consumidor, ministérios, operadoras de planos de saúde, representantes de beneficiários, profissionais da área de saúde e de hospitais.

Entre as sugestões já listadas, estão:

  • Inclusão de 11 novos procedimentos médicos, entre terapias e exames;
  • Inclusão de um medicamento contra câncer de próstata;
  • Ampliação de indicações para diagnóstico e tratamento de 16 síndromes genéticas;
  • Inclusão de diretriz clínica para avaliação geriátrica;
  • Aumento do número de sessões/consultas com profissionais;
  • Indicação de consulta com nutricionista para gestantes.

A previsão é de que as novas regras entrem em vigor a partir de janeiro de 2016. A norma é obrigatória para todos os planos de saúde que se aplicam à lei nº 9.565, de 1998.

7 dicas para contratar plano de saúde

Fonte: UOL Notícias

COMPARTILHAR