07

mar/2012

Governo promove seminário sobre Mulheres e a Segurança Pública

Analisar a crescente presença da mulher nos serviços de segurança pública e suas consequências, bem como a relação da população feminina, urbana e rural, com o setor, são os principais objetivos do Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública.

O evento teve início nesta terça e seguirá até a próxima sexta-feira, 9. Ele está sendo realizado no auditório do Ministério Público, na rua Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80, em Porto Alegre. É uma organização do governo do Estado, por meio das Secretarias de Segurança Pública e de Políticas para as Mulheres e do Gabinete da Primeira-dama.

A proposta do seminário é conscientizar as participantes sobre as políticas públicas e iniciativas de sucesso em benefício das mulheres, através de debates entre governo e sociedade civil organizada.

Estão confirmadas as presenças de palestrantes da Espanha e da Argentina, de várias mulheres que atuam em importantes setores da segurança pública de diferentes estados, como a secretária nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Miki; a chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegada Marta Rocha; policiais do Bope/RJ, da Brigada Militar e da Polícia Civil do RS, além da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, da secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira, da secretária de Políticas para Mulheres/RS, Márcia Santana, e do secretário de Segurança Pública/RS, Airton Michels.

Seminário 

O evento visa a discutir o papel da mulher na sociedade atual, perspectivas, avanços e empoderamento, fomentando a importância da defesa da igualdade de gênero. Além de identificar experiências promissoras de combate à violência, o evento se constitui em um importante instrumento de luta e organização de igualdade de direitos.

Participam da organização do evento representantes das secretarias Nacional de Segurança Pública e de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, das secretarias estaduais da Segurança Pública, de Políticas para Mulheres, da Comunicação e Inclusão Digital, do Gabinete da Primeira-dama do Estado, da Ouvidoria da Segurança Pública do RS e do Núcleo de Estudos de Criminalidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fonte: Agora

COMPARTILHAR