11

jun/2012

Lei determina 11 horas de descanso

A partir do dia 16 de junho entra em vigor a Lei nº 12.424 que estabelece que os motoristas profissionais não podem dirigir mais de quatro horas ininterruptas -somente em casos especiais-, e ainda prevê repouso diário de 11 a cada 24 horas e descanso semanal de 35 horas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Rondônia, a nova medida ajudará a diminuir o número de acidentes envolvendo caminhoneiros na região.

De acordo com dados da PRF, este ano, o Estado registrou 550 acidentes envolvendo veículos de cargas. Com 42 feridos leves, 17 graves e oito mortos sendo 75% destes motoristas de carretas. Em 2011, foram 1.313 acidentes, com 123 feridos leves, 31 graves e com 18 mortes, sendo 12 envolvendo carretas.

O chefe da seção de polícia e fiscalização da PRF, João Bosco, ressaltou que atualmente os motoristas possuem uma carga horária excessiva e desta forma a lei vem para beneficiar esses profissionais, entretanto vai provocar outro problema: a concentração deles em postos de gasolina. “Você vê motorista dormindo na beira da estrada em locais que estão sujeitos a roubos, furtos e assaltos. Não existe nenhuma estrutura viária para essas pessoas descansarem. Os postos já não suportam mais, a quantidade de caminhões é muito grande e não tem estrutura”, diz João sobre o problema que a nova lei provavelmente irá gerar.

O caminhoneiro Edilson Ferreira concorda que a nova lei vai aumentar os congestionamentos dos motoristas nos postos de gasolina. “Você imagina dormir 400 caminhões aqui e amanhã sair os mesmo um atrás do outro. Vai ser o caos. Vai é piorar. Até porque essa medida só servirá para os motoristas com carteiras assinadas. O pessoal do governo não pensa no lado dos motoristas autônomos”, dispara.

Fonte: Diário da Amazônia

COMPARTILHAR