25

nov/2011

Mobilização para a valorização das atividades fronteiriças

No dia 24 de novembro, a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), em parceira com a Federação Nacional dos Policias Federais (Fenapef) e com o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), realizou uma ação conjunta em favor da valorização das atividades na fronteira, que devem ser mais respeitadas em virtude de seu papel fundamental para a segurança nacional e que não possuem espaço nas prioridades governamentais.

O principal motivo desta mobilização foi chamar a atenção da sociedade, da mídia e das autoridades do Governo Federal para o estado de abandono e precárias condições de trabalho dos servidores que atuam nas localidades de fronteiras, que são as principais rotas para o tráfico de drogas e armas. Por isso, deveriam ter maior importância nas ações do governo. Porém, nestas regiões o que se encontra é falta de efetivo, precariedade dos postos de fiscalização, falta de investimento para a implantação de novas tecnologias, falta de critérios para a remoção dos policiais que atuam em regiões inóspitas, inexistência de incentivos para o bom desempenho das atividades, entre outros.

O presidente da FenaPRF, Pedro da Silva Cavalcanti, avalia a mobilização como um ponto positivo não só para a melhora das condições de trabalho dos profissionais atuantes na área de fronteira, mas também para promover a união das categorias envolvidas: FenaPRF, Fenapef e Sindireceita. Segundo ele, com essa união, essas instituiçoes de classe, poderão lutar de forma ampla para a conquista dos direitos de suas respectivas categorias e, com isso, os resultados surgirão a contento. “Isso foi apenas um ponto inicial, mas que trará força para corrermos atrás dos nossos objetivos, principalmente com relação ao auxílio de caráter indenizatório (adicional de fronteira) para os servidores lotados nesta região, na qual poderá chegar a 20% do subsídio”, relata Cavalcanti. Para ele, a participação e a presença dos representantes sindicais fortaleceram ainda mais o efeito da mobilização perante nossa categoria, “teremos bons resultados”, afirma Cavalcanti.

COMPARTILHAR