Em Mato Grosso do Sul, aproximadamente 260 caminhoneiros são flagrados diariamente transportando mais carga do que poderiam, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além de cometer irregularidades, os condutores acabam colocando em risco a segurança dos demais motoristas.
Agentes da PRF flagraram na rodovia BR-163, no norte do estado, uma carreta caçamba que usava dispositivo para alongar a carroceria em até 4 metros. A modificação é proibida e representa risco em caso de acidente, segundo o inspetor Luiz Alberto Sakaia. “A alteração visa aumentar o volume de carga. Se houver uma colisão traseira, o motorista que estiver atrás será praticamente degolado”, diz. O motorista do caminhão recebeu multa por modificar a estrutura original do veículo.
Para as autoridades em transporte, o excesso de peso é o principal vilão das estradas brasileiras. Pesquisa feita pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) revela que, em Mato Grosso do Sul, 62,7% das estradas estão em situação regular, ruim ou péssima. As estradas avaliadas como péssimas e ruins são: MS-271, BR-359, MS-240, MS-306 e BR-497.
Fonte: Pantanal News