Uma fiscalização apreendeu mais de 300 quilos de pescado irregular neste domingo (27) na região de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), uma barreira foi montada perto do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-158, onde foram feitas abordagens entre a manhã e o final da noite deste domingo.
No total, 11 apreensões foram feitas, que resultaram em cerca de 350 quilos de pescado irregular. Entre as espécies de pescado estavam tucunaré, cachara, traíra e piau. Além do pescado a equipe de fiscalização apreendeu cinco quilos de carne de capivara. Os peixes estavam fora dos padrões de captura permitidos pela Sema. Os motoristas também não tinham carteiras de pescadores profissionais ou documentos que comprovassem a aquisição do pescado.
“É crime ambiental a falta de documentos para o pescado ou peixes que estejam abaixo ou acima da medida permitida de captura. Encontramos também peixes com sinais de que foram capturados com redes, o que é proibido”, disse ao G1 o analista de meio ambiente da Sema de Barra do Garças, Marcello Messias Barbosa.
Os fiscais acreditam que os peixes tenham sido retirados do Rio Culuene, Rio das Mortes e Rio Araguaia. Todo o pescado foi doado nesta segunda-feira (28) para instituições filantrópicas e creches de Barra do Garças. As pessoas que foram abordadas vão responder a um procedimento administrativo por crime ambiental.
Fonte: G1