23

mar/2012

PRF de Vargem Bonita teme por segurança da região caso posto seja realmente fechado

Policiais encaminharam documento à superintendência estadual pedindo a manutenção da unidade.

Em média, 15 mil veículos passam por dia pelo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Vargem Bonita. Apenas este dado é suficiente para revelar a importância da unidade no local. O temeroso é que uma informação ventilada pela mídia regional está assustando a sociedade e os próprios policiais, que há poucos dias aumentaram o coro contra o possível fechamento do posto de Vargem Bonita.

Recentemente, o grupo assinou uma minuta remetida à superintendência estadual da PRF. O documento solicita a continuidade dos serviços no local. Além disso, justifica a urgência de uma reforma na sede, ou até mesmo a construção de um novo posto policial mais próximo ao trevão de Irani. “Se realmente for fechado, esse trecho vai virar uma rota de fuga para os bandidos”, acredita um dos policiais, que preferiu não se identificar.

Para ele, a construção de um novo posto nas proximidades do trevão até facilitaria o trabalho. No entanto, faz questão de demonstrar desgosto sobre a possibilidade de fechamento. “Esse trecho do trevão de Irani até sentido Ponte Serrada é onde mais dá acidente. É um cruzamento de rodovias. Vai ficar vulnerável com um raio de uns 200 quilômetros sem fiscalização”, teme.

Possibilidades

Em princípio, a ideia da superintendência da PRF é reformular os pontos estratégicos para a fixação de postos. Com a reabertura do posto de Água Doce, que deve acontecer em breve, conforme recomendação do próprio Ministério Público, a possibilidade de fechar o de Vargem Bonita e construir um novo na região de Joaçaba começou a ser estudada.

A verdade é que nada de concreto ainda existe. Além do mais, outro problema que a PRF teria de solucionar está ligado ao efetivo. Em Vargem Bonita, por exemplo, são oito policiais no quadro atual. Há dias em que apenas um fica de serviço, fazendo com que o posto tenha de ficar até fechado em determinadas saídas para atender ocorrências.

Fonte: Rádio Rural

COMPARTILHAR