26

maio/2012

O governo e sua preocupação com a segurança pública

Lauro Jardim, colunista da seção Radar on-line da revista Veja, publicou três notas em sequência sobre fatos ocorridos durante reunião do dia 24 de maio, realizada entre o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e representantes dos delegados da Polícia Federal (PF).

Os representantes foram pedir investimentos na PF, melhoria das condições de trabalho e incentivo para que sua categoria queira e continue trabalhando na região de fronteira e zonas inóspitas do país.

Em todo o país, a reclamação “policial” é geral. Falta efetivo, infraestrutura, equipamento, capacitação e incentivo para que os servidores da segurança pública prestem um serviço de qualidade à sociedade. Mesmo assim, o governo finge que não vê e não sabe, apenas ignora.

E, o cerne da questão é: “não são apenas as polícias da União (Federal e Rodoviária Federal) que estão sofrendo desse mal, são todas as polícias do Brasil”.

Enquanto isso, a sociedade sofre com a (in)segurança pública e segue sentindo e vendo os índices de criminalidade aumentarem vertiginosamente.

Por Agência FenaPRF


Fechou o tempo ( 25/05/2012 – – Radar on-line)

Pressão no ministério

José Eduardo Cardozo recebeu ontem os representantes dos delegados federais para discutir a pauta de reivindicações da Polícia Federal e o clima, que já não era dos melhores, azedou de vez. Cardozo não só deixou os delegados a ver navios como desencorajou o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Marcos Leôncio, a fazer qualquer mobilização:

– Não adianta fazer pressão, porque, sob pressão, ela não decide nada.

“Ela”, no caso, é Dilma Rousseff, e a pressão que Cardozo diz que será inócua tem relação com o anúncio feito por ele em novembro do ano passado de criar uma gratificação salarial para policiais lotados em áreas de fronteira.

Diante das cobranças dos delegados, Cardozo agora diz que não há a menor chance de a promessa sair do papel. Na tensa reunião de ontem à tarde, diante da falta de perspectiva, Leôncio disse ao ministro que “sairia extremamente desanimado” da conversa, no que foi imediatamente respondido:

– Se eu fosse o senhor, também sairia.

Lauro Jardim


O adicional vai sair ( 25/05/2012 – Veja – Radar on-line)

Projeto deve ser enviado ao Congresso em dez dias

Diante do descontentamento das entidades ligadas aos delegados da Polícia Federal, José Eduardo Cardozo diz que a concessão do adicional de fronteira já foi acertada com Dilma Rousseff e que o projeto prevendo o benefício deve ser enviado ao Congresso em dez dias.

Sobre as outras reclamações? Cardozo afirma que as cobranças “fazem parte do jogo sindical” e diz que as entidades “estão certas em pressionar”.

Lauro Jardim


“Sinto muito” ( 25/05/2012 – Veja – Radar on-line)

Grandes operações ameaçadas

A suposta falta de compromisso de José Eduardo Cardozo com os pleitos dos delegados não é o único foco de tensão entre o Ministério da Justiça e a Polícia Federal. Na reunião que tiveram com Cardozo ontem, os representantes da categoria reclamaram bastante do “sucateamento” da PF e do risco de a falta de estrutura inviabilizar a continuidade das operações policiais.

Diante da afirmação dos delegados, de que a falta de recursos poderia paralisar as grandes ações da PF, Cardozo respondeu:

– Sinto muito. Não tenho nada a dizer para os senhores.

Diante do “sinto muito” do ministro, as diferentes categorias de profissionais ligadas à PF (peritos, delegados, escrivães, papiloscopistas…) resolveram formar um movimento único para evitar o “sucateamento da polícia” e atormentar Dilma Rousseff nos próximos dias. É só o começo da briga.

Lauro Jardim

COMPARTILHAR