11

fev/2016

PA: PRF apreende 17m³ de madeira ilegal em Marabá

Uma carga de 17,7m³ madeira serrada que estava sendo transportada ilegalmente para o estado de Goiás foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Marabá, região sudeste do Pará. O documento que autorizava a comercialização e transporte da madeira tinha indícios de falsificação e a quantidade transportada era maior do que tinha sido declarado, de acordo com informações da PRF divulgadas nesta quarta-feira (10).

O flagrante de crime ambiental e uso de documento falso ocorreu no último sábado (6), durante a operação carnaval, quando agentes da PRF abordaram um caminhão baú, no quilômetro 122 da rodovia BR-230, para uma fiscalização de rotina.

Durante averiguações, os policiais suspeitaram da autenticidade da documentação fiscal e ambiental da carga apresentada pelo condutor do veículo. Ao cruzarem as informações dos documentos com os registros nos sistemas de dados, foram constatados vários indícios de falsificação.

No decorrer da fiscalização, outras irregularidades foram encontradas. Foi constatado que o volume de madeira transportado (17,7m³) era maior do que havia sido autorizado no Documento de Origem Florestal (DOF), apenas 12 m³. O condutor declarou que a madeira foi embarcada no município de Uruará (PA), enquanto que no DOF estava registrado que o local de embarque foi no município de Humaitá, no estado do Amazonas.

Devido o porte de documento falso e crime ambiental, o condutor foi detido e apresentado na delegacia da Polícia Federal, em Marabá. O caminhão e a madeira ficaram retidos no posto de fiscalização da PRF a disposição do IBAMA para aplicação das medidas administrativas cabíveis.

Fonte: G1

COMPARTILHAR