21

out/2013

Petroleiros protestam contra leilão do pré-sal, na Petrobras, em Brasília

Um grupo de funcionários da Federação Única de Petroleiros (FUP) faz uma manifestação em frente ao prédio da Petrobras, no Setor de Autarquias Norte, em Brasília, na manhã desta segunda-feira (21/10). Em greve desde o último dia 17, os petroleiros protestam contra o leilão do Campo de Libra do pré-sal, na Bacia de Santos (RJ), previsto para ocorrer às 15h de hoje.

Os manifestantes estão acampados em frente ao Congresso Nacional desde 3 de outubro. O coordenador-geral da FUP, João Antônio de Moraes, explica que o governo nunca se reuniu oficialmente com a federação, mas em conversas extraoficiais, as autoridades disseram que o leilão vai ocorrer de qualquer forma. Contudo, o grupo tem esperança de que, no momento do leilão, seja feita uma liminar para suspender o certame. “A FUP espera que o leilão seja anulado, mas um adiantamento e uma revisão do edital seria um começo”.

Segundo João Antônio “no edital existem várias irregularidades, como por exemplo, o texto que prevê 41% de partilha, mas o mínimo de arrecadação prestado pode cair até 15%”. O coordenador-geral da FUP acredita que o aparato de guerra que o governo fez no Campo de Libra, na Bacia de Santos (RJ), só mostra que “se o leilão fosse bom não precisaria do sistema montado”.

Fonte: Correio Braziliense

COMPARTILHAR