18

out/2012

PI: 170 policiais fiscalizarão estradas durante feriado do Dia do Piauí

A Polícia Rodoviária Federal anunciou a deflagração da Operação Dia do Piauí a partir das 00h desta sexta, dia 19, até as 24h do próximo domingo, dia 21. São 170 policiais que já atuam na fiscalização em regime de escala, acrescidos diariamente de 40% a mais de policiais a fim de reforçar o policiamento. As prioridades para reforço na fiscalização serão as regiões de Parnaíba e Oeiras.

Na operação serão utilizadas 30 viaturas operacionais, 15 etilômetros e um radar do tipo estático, que pode ser montado e desmontado para promover a fiscalização em diversos pontos onde haja necessidade de controle do excesso de velocidade.

A BR-343 ainda é a rodovia que apresenta maior demanda de tráfego em razão do fato de dar acesso às praias do litoral piauiense. Neste feriado prolongado do Dia do Piauí, estima-se um aumento aproximado de 30% do fluxo de veículos em direção a região de Oeiras, na BR-230, onde ocorrerá uma competição de Montain Bike.

Como de costume, o alerta deve ser feito em relação às curvas que apresentam angulação bastante fechada, dificultando o traçado quando contornado em velocidade excessiva, podendo levar à perda do controle do veículo e provocando acidentes.

Atenção, portanto, à chamada Curva da Raposa, no município de Altos, Volta da Jurema em Piracuruca e Curva sobre o Rio Piranji, todas na BR 343, acesso ao litoral. Pela BR 316 atenção deve ser dispensada às curvas no município de Monsenhor Gil e em Barro Duro, onde se verifica curvas, aclives e declives acentuados necessitando cautela e velocidade compatível.

Em relação a estas áreas uma medida de segurança que deverá ser adotada pelos motoristas é observar as chamadas placas de sinalização de advertência. As curvas ou aclives e declives são sinalizadas com placas que apresentam fundo amarelo e borda preta, contendo gravuras com o ângulo da curva. Se for observada e atendida não há risco de acidente.

Não se pode deixar de fazer este alerta em relação às curvas. Todavia, os dados estatísticos indicam que 75% dos acidentes e mortes ocorrem nas retas. É nestes locais que se imprime velocidade excessiva, comprometedora da segurança no trânsito. Para flagrar e coibir as infrações por excesso de velocidade, a PRF utilizará equipamento de radar durante a Operação Dia do Piauí.

O objetivo da PRF é de reduzir o número de acidentes, feridos e mortos em comparação com o mesmo período de 2011, quando houve 19 acidentes, 14 feridos e 03 mortos.

Fonte: Clica Piauí

COMPARTILHAR