10

maio/2013

PI: Carreta é retida com 34 toneladas de carga acima do permitido

Policiais Rodoviários Federais (PRF) do posto de Valença, no Km 207 da BR-316, retiveram, nesta quarta (8), uma carreta transportando carga indivisível por irregularidade na documentação de autorização.

A carreta emplacada em Campo Grande/MS transportava uma escavadeira hidráulica, modelo R964C de Recife/PE para Altamira/PA. Depois de parada para fiscalização os agentes da PRF verificaram que o transporte era feito de forma irregular.

A princípio, ficou constatado que o veículo de tração não tinha capacidade o bastante para puxar a carga. A potência deste veículo está indicada para até 60 toneladas. Este dado é registrado pelo fabricante na estrutura do veículo.

Mas os policiais constataram que peso total formado pelo veículo (27t) e carga (67,7t) somavam 94,7 toneladas, 34,7 toneladas além da capacidade motora do veículo tracionador. Esta circunstância propicia dificuldade de dirigibilidade, levando ao risco potencial de acidente, por acelerado desgaste dos componentes mecânicos do veículo.

A fiscalização conseguiu também observar que a Autorização Especial de Tráfego-AET, obrigatória para este tipo de transporte, estava discordante da situação encontrada. Na AET estava registrado que a carga pesava apenas 39t, em desacordo com o peso registrado no Certificado de Transporte, no qual constava 67,7t.

Ficou configurado o excesso de peso e excesso sobre a capacidade de tração do veículo, bem como irregularidade na Autorização Especial de Trânsito, a carga ficou retida no posto da PRF até que seja providenciada a regularização.

Fonte: Cidade Verde

COMPARTILHAR