09

maio/2016

PR: PRF apreende cerca de 500 mil maços de cigarro

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) conseguiu tirar de circulação cerca de 500 mil maços de cigarro contrabandeados do Paraguai. Os produtos estavam escondidos em 800 caixas que eram transportadas por um caminhão, com placas de Cascavel (PR), que foi interceptado na BR-376, próximo à cidade de Imbaú. A apreensão, com a prisão do motorista de 33 anos, ocorreu em uma operação de rotina no início da noite da última sexta-feira, porém a divulgação só ocorreu na tarde de segunda-feira, quando a carga chegou à sede da Delegacia Regional da Receita Federal em Ponta Grossa.

“O condutor, no momento da abordagem, afirmou que a carga seria de bolachas e que o destino final era a capital do Estado, Curitiba. Os policiais desconfiaram da atitude do motorista e da rota que ele estava fazendo, não sendo muito comum para tal finalidade”, comentou o delegado Gustavo Horn.

O caminhoneiro acabou detido e encaminhado a 13ª Subdivisão Policial (SDP). Se condenado, de acordo com Código Penal no artigo que trata dos crimes de contrabando e descaminho, a pena pode variar de dois a cinco anos de reclusão. A apreensão é considerada a maior já realizada pelas forças federais nesta região em 2016. “Essa carga, em tributos, representa R$ 1 milhão que deixaram de ser recolhidos”, analisa Horn. Além disso, ele destaca as contribuições para a área de saúde. “É também uma pequena contribuição nesse sentido, pois essas mercadorias, consumidas pelas pessoas, possuem metais pesados e agrotóxicos”, completa.

Fonte: A Rede

COMPARTILHAR