19

fev/2013

Prédio que pegou fogo na Esplanada dos Ministérios não tem alarme de incêndio

O prédio onde funcionam os ministérios dos Transportes e das Comunicações, que teve um princípio de incêndio na tarde de hoje (19), não tem sistema de alarme de incêndio. A evacuação dos funcionários foi feita boca a boca, segundo o chefe da Brigada de Incêndio do prédio, Wdirley Lopes. “O alarme está em fase de aquisição, não tem no prédio”, disse. Segundo Lopes, os dois ministérios têm aproximadamente 1,5 mil servidores, e mais 500 pessoas passam todos os dias pelo prédio.

A origem do princípio de incêndio foi uma pequena explosão na subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB), no subsolo do ministério. Segundo o chefe de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Mauro Sérgio de Oliveira Francisco, o incêndio foi controlado rapidamente, mas a fumaça subiu pelos tubos de ventilação entrando em vários andares. A CEB desligou a energia do local para o trabalho dos bombeiros, que usaram exaustores para retirar a fumaça.

O tenente-coronel ressaltou, no entanto, que as causas da explosão ainda serão apuradas pela perícia, que deve concluir o laudo em cerca de 15 dias. “A perícia do Corpo de Bombeiros vai verificar a parte de prevenção e do combate ao incêndio e a perícia da polícia em relação a algum possível cometimento de crime ou negligência”.

Segundo ele, a saída dos funcionários do prédio foi tranquila. “Não houve atropelos nas saídas, elas provavelmente estavam desobstruídas. Mais uma vez, a gente comprova que a prevenção ainda é a melhor maneira de se evitar tragédias”.

No início da noite, o prédio foi liberado para que os funcionários pegassem os pertences. Vários prédios na Esplanada dos Ministérios estão sem luz por causa do acidente.

Fonte: Agência Brasil

COMPARTILHAR