13

fev/2013

Recadastramento dos servidores federais: veja a carta informando sobre o procedimento

O governo federal já está enviando a seus 710 mil servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo uma correspondência informando sobre o recadastramento anual, que terá início no dia 1 de março. O documento, que a União chama de “carta de sensibilização”, é a primeira forma de divulgação direta sobre o censo.

A carta começa informando sobre o novo sistema unificado de atualização de dados e prova de vida. Essa responsabilidade, que antes era de cada órgão de lotação, agora ficará concentrada no Ministério do Planejamento.

A mensagem explica como o recadastramento será feito nas instituições financeiras (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Banco de Brasília), mediante a apresentação de um documento de identidade com foto e do CPF, e avisa que cada servidor deverá comparecer somente no mês de seu aniversário.

Para que o funcionário se lembre do censo na data certa, novas correspondências serão enviadas no mês em questão. Em março, por exemplo, quando a atualização de dados tiver início, serão remetidas, segundo o Planejamento, cerca de 58 mil cartas para aqueles que terão que ir aos bancos naquele mesmo mês.

A correspondência, assinada pela Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, termina afirmando que “o recadastramento é anual e obrigatório”.

“Não se esqueça: ao provar que é você quem recebe o benefício, todo mundo sai ganhando. O objetivo do governo federal é garantir o correto pagamento do benefício”, informa o texto. A frase “o recadastramento é simples e rápido” é repetida duas vezes no comunicado que está sendo enviado pelos Correios ao funcionalismo federal. Quem não se recadastrar terá o pagamento suspenso pelo governo federal.

A partir do dia 17 deste mês, outras informações sobre o recadastramento poderão ser obtidas pelo site www.recadastramento.gov.br ou por meio do e-mail recadastramento@planejamento.gov.br.

Fonte: Jornal Extra

COMPARTILHAR