02

nov/2011

Retratos da Sociedade Brasileira: Segurança Pública

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, IBOPE, realizou no mês passado,Out/11, para a Confederação Nacional da Indústria, CNI, uma pesquisa onde foi demonstrado os principais problemas do Brasil, principalmente a questão: Segurança Pública.

A pesquisa apresentou uma lista aos entrevistados com 23 problemas. A saúde ficou com a “liderança” do ranking, 52% na avaliação dos entrevistados. Em segundo lugar ficou a segurança pública seguida pela questão das drogas, com 33% e 29%, respectivamente.

A população brasileira também considera que os problemas: drogas e segurança pública (ou falta de) estão fortemente correlacionados. A pesquisa mostrou que 56% dos entrevistados assinalaram pelo menos um desses problemas como um dos principais, o que demonstra a preocupação da nossa sociedade com tais questões.

Na avaliação, mais da metade da população brasileira reprova as condições de segurança no País. Para 51% dos entrevistados a situação da segurança pública é “ruim” ou “péssima”, 36% acredita ser “regular” e apenas 12% avaliaram como “ótima” ou “boa”. O percentual de avaliações como “ruim” ou “péssima” chega a 58% entre os entrevistados da região Nordeste e 57% entre os residentes das periferias das capitais brasileiras.

A percepção de segurança no Brasil se deteriorou ao longo dos últimos três anos, pois apenas 15% dos entrevistados percebeu melhora neste quesito , sendo que para 37% a situação piorou enquanto que para 47% se manteve inalterada. Também na região Nordeste foi onde houve o maior percentual de avaliações negativas: 46% dos entrevistados identificaram piora na segurança pública, mas a região, junto com o conjunto Norte e Centro Oeste, tem 17% de seus residentes defendendo que houve melhora da situação, ou seja, percentual superior à media nacional de 15%.

Não houve consenso entre os entrevistados com relação à evolução do serviço prestado pela polícia de sua cidade nos últimos 12 meses. Para 21% este serviço melhorou, enquanto que para 19% piorou. Parcela significativa da população brasileira, 58%, considera no mesmo período que este serviço não teve qualquer evolução, pois nem melhorou, nem piorou.

Em contrapartida, nossa população acredita que a melhora da ação policial passa por mudanças nos salários e na formação dos policias, pois estes dois questionamentos aparecem entre as opções mais escolhidas pelos entrevistados com 42% e 41%, respectivamente. Destaca-se também com percentual de respostas significativo a punição exemplar de maus policias, 37%, e a melhora nos equipamentos utilizados pela polícia, 36%.

Muitas outras questões sobre o aspecto Segurança Pública foram levantados e todos se relacionam com a atividade policial, como por exemplo: violência e criminalidade, combate ao narcotráfico, políticas sociais, questão da impunidade, etc.

Por isso, a FenaPRF recomenda a leitura completa desta pesquisa que pode ser obtida no sítio do IBOPE.

COMPARTILHAR