28

abr/2014

RO: PRF apreende quatro caminhões transportando madeira ilegalmente

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aprendeu nesta sexta-feira (25) quatro caminhões transportando madeira ilegalmente. As apreensões aconteceram no quilômetro 542, da BR-364, em Ariquemes (RO). Segundo a PRF, as madeiras foram retiradas de forma legal, mas o transporte aconteceu ilegalmente. Ao todo 74 metros cúbicos de madeira foram apreendidos.

De acordo com a PRF, a madeira foi retirada numa área de manejo em Rio Crespo (RO) e seria levada para uma madeireira em Alto Paraíso (RO), mas no quilômetro 542, da BR-364, a polícia abordou os caminhões para fiscalização, e foi exigido o Documento de Origem Florestal (DOF) que é obrigatório para quem transporta esse tipo de carga. Na averiguação da documentação, os policiais constataram que o documento estava vencido há um dia. Segundo a PRF, se caracteriza crime ambiental transportar madeira com o DOF vencido.

Procurado pelo G1, o empresário João Maria Silva Filho, dono da madeireira que iria receber as madeiras, disse que as madeiras foram retiradas de forma legal, mas devido ao período chuvoso não pôde retirá-las do local de manejo antes do vencimento do DOF. “Com a estrada de chão molhada, e os caminhões muito pesados é perigoso transportar as madeiras. Há quinze dias um motorista que trabalhava pra mim, morreu porque o caminhão tombou ao passar por uma estrada muito encharcada. Pensei na segurança dos motoristas, por isso atrasei o transporte e o documento venceu”, justificou o empresário.

Fonte: G1

COMPARTILHAR