16

fev/2012

Rodovias terão segurança integrada no carnaval

A segurança para o carnaval será reforçada com 1.500 policiais militares, além de contar com monitoramento por vídeo, levantamento de informações, inteligência integrada e análise de estatísticas durante os dias de folia em diversos municípios. Essa é apenas uma das ações da operação de segurança para o período, que vai envolver todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Centro de Perícias Científicas ‘Renato Chaves’ e Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe).

O plano estratégico que será aplicado a partir desta quinta, dia 16, até a quarta-feira de cinzas (22), tem como prioridade a redução do número de mortes no trânsito, como explicou o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes.

“As rodovias serão a primeira etapa do nosso plano de segurança. Vamos reforçar o policiamento de barreira, em um sistema integrado com todos os órgãos de segurança do Estado e municípios. Vamos preparar estes ambientes para receber o folião”, conta.

Dividido em duas etapas, o plano de segurança inicia com a operação “Rumo à Folia”, voltada justamente para a fiscalização e repressão de motoristas infratores. No caso da Polícia Militar, serão 750 policiais militares trabalhando nas principais vias de acesso ao interior.

O Detran terá 104 agentes na fiscalização de barreiras. Haverá também trabalho de orientação aos motoristas contra imprudências no trânsito, que costumam ser a principal causa de acidentes nas rodovias do Estado nos feriados prolongados. Os agentes utilizarão etilômetros (bafômetros) para constatar e coibir o consumo de álcool pelos motoristas.

A novidade deste ano fica por conta do apoio do Instituto Médico Legal (IML) do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, que terá diversos postos móveis que percorrerão os municípios para realizar avaliações clínicas que vão constatar se o motorista consumiu álcool. “É uma unidade móvel de perícia equipada com maletas de Local de Crime (Maletas CSI) e estarão aptas a realizar exames de dosagem alcoólica e constatação de drogas, por exemplo. Se o motorista se recusar a realizar os exames, teremos um médico de plantão que poderá executar um exame clínico, que, legalmente, o suspeito não pode se recusar a fazer”, explica o diretor-geral do IML, Orlando Salgado. O IML manterá equipes nos municípios de Marudá, Salinópolis, Vigia, Cametá, Salvaterra e Bragança.

OPERAÇÃO CARNAVAL

A outra frente será a “Operação Carnaval 2012”, que terá início na sexta-feira (17), com a PM focando no policiamento nos balneários. A ação irá contar com o reforço de 670 policiais, que se somarão ao efetivo de 10 mil militares escalados para o período.

O município de Vigia, destino popular entre os foliões, ganhará um Centro Integrado de Comando e Controle. De acordo com o comandante da PM, coronel Daniel Mendes, todas as informações coletadas durante as operações serão utilizadas nas operações que o sistema irá desencadear no Estado nos próximos meses.

“Vigia vem se tornando popular a cada carnaval, chamando cada vez mais gente. Portanto, decidimos implantar um centro de decisão integrada, como já temos em Belém e Salinas. Teremos o monitoramento por meio de câmeras em vários pontos do município e poderemos assim direcionar nossas ações”, afirma.

REFORÇO EM BELÉM

Na Região Metropolitana de Belém, o foco são os desfiles na Aldeia Amazônica e os balneários. Serão 750 guardas municipais na segurança dos sambódromos de Belém, Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Cotijuba.

A prefeitura de Belém contará com o aparato de 12 viaturas, 20 motocicletas e 13 cães de guarda e proteção. O reforço também se estende aos dois prontos-socorros da cidade.

Fonte: Diário do Pará

COMPARTILHAR