04

set/2020

Secretário-Executivo do MJSP recebe FenaPRF

O Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tércio Tokano, recebeu representantes da FenaPRF na última quinta-feira (03) e se comprometeu a levar as demandas da categoria dos policiais rodoviários federais ao ministro da justiça, André Mendonça.

No encontro, o presidente e o vice-presidente da FenaPRF, Dovercino Neto e Marcelo Azevedo, respectivamente, destacaram os temas mais importantes a serem defendidos pela pasta junto ao Executivo. As principais pautas destacadas pelos representantes sindicais foram a necessidade de uma Lei Orgânica (da PRF ou das polícias civis da união), a atualização da lei de carreira dos policiais rodoviários federais, saúde do PRF e reestruturação da carreira.

“Estamos muito preocupados com a saúde física e, principalmente, com a saúde mental dos nossos policiais. Tem uma pesquisa científica de especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública pela Universidade Federal da Bahia, realizada pelo colega PRF W. Marques/PE, através da Universidade Federal da Bahia, que mostra a evolução do suicídio como a principal causa mortis na PRF, em estudo comparativo entre janeiro de 2017 e janeiro de 2020, superando a vitimização dos colegas em acidentes de trânsito, tanto de serviço quanto de folga, que era a principal causa mortis na instituição entre 2007/2016. ”, afirmou Dovercino Neto.

O secretário mostrou muita preocupação com a falta de segurança jurídica no trabalho dos PRFs e com a situação da saúde mental dos agentes de segurança, Tércio se comprometeu a levar ao ministro André Mendonça os pontos a serem trabalhados.

COMPARTILHAR