13

mar/2012

Servidores Públicos Federais: campanha de luta nos Estados começa essa semana

Com atos em várias cidades do país, os servidores públicos federais começam nesta segunda-feira (12) a Jornada Nacional de Lutas nos Estados, pela campanha salarial 2012.

Os trabalhadores irão organizar passeatas, manifestações em locais públicos, aulas públicas com o objetivo de divulgar a luta dos servidores por melhores condições de trabalho e contra o desmonte do Estado e do serviço público.

“Estas ações servirão para mobilizar a os trabalhadores e preparar a categoria para a grande marcha em Brasília, no dia 28. Além disso, queremos divulgar nossa pauta para a sociedade civil e denunciar a forma como o governo federal vem tratando o funcionalismo e o serviço público”, conta Luiz Henrique Schuch, 1º vice-presidente do ANDES-SN.

O diretor do ANDES-SN alerta que o governo vem impondo uma série de medidas de desmonte do Estado, como a privatização da previdência pública, e usando o apoio de veículos nacionais da imprensa para manipular a opinião pública, jogando a população contra os servidores.

“Semana passada, fizeram uma série de reportagens no Jornal Nacional sobre a importância da previdência complementar, enaltecendo os fundos de pensão e dizendo que a criação da Funpresp irá acabar com o déficit da previdência. Sabemos que isso não é verdade e precisamos denunciar toda essa manobra em favor do mercado especulativo e financeiro”, relata Schuch.

Os servidores já amargam o segundo ano de salários congelados, sendo que o último reajuste concedido à categoria foi em 2010. O governo vem sinalizando que não irá conceder reajustes em 2012, e qualquer negociação que ocorra será referente a 2013.

Caso o governo continue intransigente em relação aos servidores, a última plenária da Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais (Cnesf) apontou a necessidade de que as assembleias de base da categoria discutam e sinalizem a melhor resposta para vencer a intransigência do governo, que poderá ser inclusive uma greve geral dos SPF ainda no primeiro semestre.

A Jornada Nacional de Lutas nos estados coincide com a paralisação convocada de 14 a 16 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Cnte) em defesa da aplicação do piso nacional do magistério em todas as regiões do país. No dia 15, os servidores federais e os professores devem fazer atos unificados para fortalecer as lutas.

Fonte: Mestre Aquiles

COMPARTILHAR