28

mar/2012

Servidores realizam passeata no Eixo Monumental por reajuste salarial

Servidores realizam uma passeata para reivindicar reajuste salarial de 22,08% para todas as categorias do Executivo. A passeata se concentrou às 9h em frente a Catedral e desceu até os ministérios, bloqueando duas faixas do Eixo Monumental. A polícia ajudou a organizar o trânsito para evitar transtornos.

Até o meio-dia, os manifestantes fizeram uma vigília em frente ao Ministério do Planejamento, onde representantes de 31 entidades sindicais e do ministério se reúnem. Uma das faixas foi liberada.

Segundo Sérgio Ronaldo, secretário de Comunicação da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), se as negociações não forem satisfatórias, a greve pode acontecer, “Queremos uma resposta do governo capaz de mostrar que a negociação é para valer. Caso contrário, a paralisação será inevitável”.

As negociações entre governo e servidores seguiram sem avanço após a reunião desta quarta-feira (28/3) entre representantes das centrais sindicais e o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça. Os sindicalistas querem reajuste linear de 22,08%, mas o governo não está disposto a pagar esta fatura, que resultaria em um impacto aos cofres públicos de, aproximadamente, R$ 25 bilhões ou 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. As 31 entidades envolvidas na campanha salarial de 2012 prometem deflagrar uma grave generalizada caso não seja alcançado um acordo até 30 de abril.

Fonte: Correio Braziliense

COMPARTILHAR