Em dezembro, era de 5,60% ao mês e passou para 5,65% no mês seguinte. Essa é a maior taxa de juros desde setembro de 2012.
As taxas de juros das operações de crédito tiveram alta no início de 2014, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) divulgada nesta segunda-feira (10).
A taxa de juros média geral para pessoa física passou de 5,60% ao mês em dezembro de 2013 para 5,65% em janeiro 2014. Segundo a Anefac, é a maior desde setembro de 2012.
Das taxas de seis linhas de crédito pesquisadas, a de cartão de crédito rotativo ficou estável e cinco ficaram maiores (juros do comércio, cheque especial, empréstimos pessoais em bancos e em financeiras e crédito direto ao consumidor para automóveis).
“Essa situação é reflexo do aumento da Taxa Básica de Juros (Selic) promovida pelo Banco Central em 15 de janeiro passado”, diz o diretor executivo de estudos econômicos da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, em nota.
Quanto às taxas de juros para pessoa jurídica, passaram de 3,25% ao mês em dezembro para 3,29% mensais no mês seguinte, também a maior desde setembro de 2012.
Perspectivas
A entidade aposta em uma nova elevação da Selic, devido “aos atuais indicadores de inflação, que mostram pressões inflacionárias, e ao fato de o índice oficial de inflação estar bem acima do centro da meta do Banco Central”.
Fonte: G1