19

nov/2013

TO: Aumentam prisões por embriaguez e diminuem acidentes no feriadão

Os acidentes nas rodovias federais do Tocantins reduziram em quase 50%, durante o feriado da Proclamação da República, em relação ao mesmo período do ano passado, conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que começou a operação na quinta-feira (14) e encerrou neste domingo (17).

Segundo a PRF, foram registrados 12 acidentes, com dez pessoas feridas e uma morte. No ano passado, foram 19 acidentes com 12 feridos e uma morte. Ao todo, 1321 veículos foram fiscalizados com 486 autuações.

Embora o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tenha regulamentado os novos limites de tolerância de álcool para o teste do bafômetro que, na prática, institui a tolerância zero no País, de acordo com a PRF, neste feriado, as autuações e prisões por embriaguez, foram maiores que em 2012. Foram 23 motoristas autuados, destes seis foram presos.  Em 2012, cinco condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e um foi preso.

Lei Seca
Conforme a lei nº 12.760, o motorista que for abordado e constatado a presença de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar, terá o caso constituído como infração administrativa. Neste caso, o motorista ganha sete pontos na carteira, paga multa no valor aproximado de R$ 1.900, tem a carteira recolhida e o veículo só pode ser liberado para um condutor habilitado, indicado pelo motorista, e que esteja presente no local. Acima do valor de 0,34 miligramas, o condutor é preso.

Fonte: G1

COMPARTILHAR