17

abr/2012

“Um minuto de atenção” é o apelo da Semana Municipal de Trânsito em Três Lagoas

A prefeita Márcia Moura (PMDB) abriu oficialmente a VI Semana Municipal de Trânsito, na manhã desta segunda-feira (16), na Praça Senador Ramez Tebet, no centro de Três Lagoas.

Para este ano, a Semana Municipal de Trânsito tem como slogan convocar a todos a parar por um minuto de reflexão sobre a responsabilidade que todos têm na melhoria do trânsito urbano de Três Lagoas e redução do número de acidentes com vítimas. Para isso, todos estão sendo convidados a “Um Minuto de Atenção Para Proteger Uma Vida Inteira”.

Na solenidade de abertura, além de toda a equipe do Deptran, sob a coordenação da Divisão de Educação no Trânsito, Creusa Ramos, estavam também presentes o secretário de Educação, professor Mário Grespan Neto; assessor jurídico da Prefeitura, advogado Clayton Mendes de Moraes; policiais militares do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM), Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF); servidores da regional de Três Lagoas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); e familiares da jovem Muriel Bazé Marques, morta há quase um ano, vítima do trânsito.

AÇÕES DA SEMANA

Para esse objetivo, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (Deptran), irá promover uma série de ações no decorrer desta semana, no período de segunda-feira (16) a sexta-feira (20).

Entre essas ações, foi montada uma tenda na Praça Senador Ramez Tebet, onde serão exibidos vídeos educativos sobre o trânsito e distribuição de panfletos.

Nos semáforos de maior fluxo de veículos, como por exemplo no cruzamento das avenidas Capitão Olyntho Mancini com Filinto Müller, na Rua João Dantas Filgueiras e na Avenida Clodoaldo Garcia, serão realizadas blitzes educativas, com a participação do Pelotão de Trânsito, do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM).

Nesses semáforos, o sinal vermelho estará sendo programado a permanecer ligado por um minuto, para que os condutores de veículos e pedestres tenham tempo suficiente para assistir a um vídeo sobre trânsito.

Nas blitz educativas e no policiamento normal do Pelotão de Trânsito, motoristas que cometerem infrações “serão convidados” a assistir a um vídeo educativo na tenda montada na Praça Senador Ramez Tebet.

A criação da Semana Municipal de Trânsito foi iniciativa da Câmara Municipal, através de Lei, apresentada pelo então vereador Claudio César de Alcântara (PMDB), e aprovada por unanimidade há mais de seis anos, na Legislatura 2005/2008.

RESPONSABILIDADE DE TODOS

A prefeita Márcia Moura deu ênfase ao slogan da Semana Municipal de Trânsito deste ano, “Um Minuto de Atenção Para Proteger Uma Vida Inteira”. Segundo a prefeita, a responsabilidade de todos é necessária para um trânsito tranquilo e seguro e com menos acidentes.

“Todos temos que somar para elevar a qualidade do trânsito urbano de Três Lagoas”, disse Márcia Moura. “Só quem vive a dura dor de perder algum ente querido, vítima do trânsito, é que sabe o quanto é importante a partilha de responsabilidades para não acontecerem tantos acidentes. Basta ficar por uma hora no Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora para ver o quanto de vítimas de trânsito ali chegam para atendimento médico”, observou a prefeita.

Em Três Lagoas, somente neste ano, foram registradas 10 mortes, vítimas do trânsito urbano, como lembrou o diretor licenciado do Deptran, Milton Gomes Silveira. Segundo ele, “melhorar o trânsito é obrigação de todos os que moram nesta Cidade”.

A mesma opinião é compartilhada por Creusa Ramos. Ele também observou que, “o trânsito só vai melhorar em Três Lagoas, quando todos e cada um respeitarmos e fizermos valer os princípios e valores éticos, principalmente, o valor da vida”, disse Creusa.

Infelizmente, como ocorre em todas as cidades do Brasil, “a principal causa da grande maioria dos acidentes de trânsito em Três Lagoas é sempre a imprudência”, alertou.

Fonte:

 

COMPARTILHAR