Novos integrantes para o Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) serão eleitos para o biênio 2013-2014. Estão aptos a concorrer a 21 vagas representantes das entidades de trabalhadores, de entidades, fóruns, redes e movimentos sociais da sociedade civil na área de segurança pública.
O Conasp funciona no formato atual desde 2010 e adota um modelo de participação tripartite, com a eleição de representantes da sociedade civil, de gestores e trabalhadores da área de segurança pública. A gestão atual, que compreende o período de dezembro de 2010 a dezembro de 2012, é a primeira composição eleita após a reestruturação iniciada durante a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg), em 2007.
No total, o Conasp conta com 30 representantes, 21 deles eleitos: 12 da sociedade civil, 9 de entidades representativas dos trabalhadores da área e 9 gestores. As outras 9 vagas são preenchidas pelos gestores nomeados pelo Ministro da Justiça. As vagas são organizadas para representantes que atuam na área de segurança pública, com 9 acentos para trabalhadores e entidades de trabalhadores, 6 para entidades da sociedade civil e 6 vagas para fóruns, redes e movimentos sociais da sociedade civil.
Leia também
Conheça o histórico, o funcionamento e as competências do Conasp
Fonte: MJ