09

abr/2012

Arcebispo critica a segurança pública na abertura da Festa da Penha, no ES

O arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, falou sobre a importância da renovação e criticou a segurança publica do estado.

A abertura oficial da Festa da Penha, com o primeiro dia do Oitavário, levou milhares de fiéis ao campinho do Convento, em Vila Velha, no Espírito Santo, neste domingo (8). O arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, falou sobre a importância da renovação e criticou a segurança publica do estado. Disse que “um estado com um nome tão bonito como Espírito Santo não pode ter tantas mortes como está tendo”.

A celebração começou com a chegada a imagem de Nossa Senhora da Penha ao campinho. E pelos próximos oito dias, ela vai ficar ali, bem perto dos fiéis. Só volta para a capela do convento após a missa de encerramento da festa, na outra segunda-feira (16).

Segundo a organização do evento, cerca de 5 mil pessoas participaram do primeiro dia do Oitavário. Para estar perto de Nossa Senhora, muitos fiéis enfrentaram longas distâncias e verdadeiras dificuldades. A salgadeira Sandra Oliveira subiu a ladeira mesmo com o pé quebrado.

“Vim agradecer a graça que alcancei. Participei da Romaria dos Homens no ano passado, fazendo um pedido especial. E agora não medi esforços para agradecer o que consegui”, conta.

A aposentada Luzia Herzog encarou 48 km de estrada para celebrar a padroeira. Ela veio de Santa Leopoldina, na região Serrana do estado. “Para ver Nossa Senhora não existe distância, vale qualquer esforço”, afirma.

Festa
A Festa da Penha, terceira maior festa religiosa do país, começa neste domingo (8), em Vila Velhax, e vai até dia 16 de abril. Neste ano, a festa terá como tema a busca pela paz no Espírito Santo e no Brasil.

A festa é realizada todos os anos, oito dias depois do domingo de Páscoa, no Convento da Penha e no sítio histórico da Prainha. Fiéis e turistas se reúnem para assistir as missas celebradas no Campinho, além de participar das romarias e dos shows.

Para quem vai de ônibus, todas as linhas do sistema municipal passam próximas à Prainha. No Oitavário, os ônibus que passarem no local vão circular com aviso no para-brisa dianteiro, afirma a organização do evento.

Padroeira do Espírito Santo
Nossa Senhora da Penha foi proclamada padroeira capixaba pelo papa Urbano VIII, em 23 de março de 1630. Conta a história que a bula papal foi confirmada apenas em 26 de janeiro de 1908 com o resultado de um plebiscito realizado em todas as paróquias do Estado. E a aprovação do Vaticano veio apenas em 27 de novembro de 1912.

A Festa da Penha começou com o Frei Pedro Palácios, fundador do Convento da Penha. O frei encomendou uma imagem de Nossa Senhora (e que ainda se encontra no Santuário) e convidou as pessoas para fazer a benção. Dois dias após a primeira festa da Penha (1570), Pedro Palácios faleceu.

Fonte: G1

COMPARTILHAR