31

jul/2012

Br-153 é fechada por servidores públicos federais

Manifestantes protestam contra falta de negociação por parte do Governo | Foto: André Saddi

O trecho da BR-153, nas proximidades do Fórum do Jardim Goiás, foi interditado por representantes da categoria dos servidores públicos federais de Goiás. A manifestão começou às 9h30 e provocou engarrafamento na rodovia. O movimento tem como objetivo protestar contra a falta de negociação por parte do governo, que desmarcou, por meio do Ministério do Planejamento, a reunião marcada para terça-feira (31/7).

O adiamento da data do encontro entre governo e servidores pode comprometer um possível acordo. A data (31 de julho) havia sido determinada como prazo final para apresentação de uma proposta, a fim de que os servidores tivessem tempo suficiente para analisá-la. Isso porque após 30 de agosto já não será mais possível modificar a previsão orçamentária para 2013.

Há 42 dias paralisados, os servidores esperam que a proposta a ser apresentada pelo governo contemple de forma satisfatória os vários setores do funcionalismo. “Queremos uma proposta de valorização real do setor público: reajuste salarial, condições de trabalho, abertura de concursos públicos e equalização e valorização das carreiras”, explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em Goiás (Sintsep-GO), Ademar Rodrigues.

Foto: André Saddi

Segundo Ademar, a adesão à greve aumenta a cada dia. Apoiam a iniciativa em Goiás a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Agências Reguladoras Anvisa e Anatel, Núcleo do Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem), além de professores e servidores técnico-administrativos das universidades.

No início de julho, o governo autorizou o corte de ponto dos servidores federais em greve. Os funcionários no Distrito Federal recorreram à Justiça, que concedeu liminar suspendendo a medida. O Ministério do Planejamento informou que a Advocacia-Geral da União (AGU) está recorrendo da decisão.

A greve
Desde os dia 18 de junho os técnico-administrativos da UFG estão paralisados. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro (Sintrasef) são pelo menos 450 mil servidores públicos federais paralisados, já são 20 estados em todo país com registro de greve.

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) afirma que os docentes federais são a única categoria que tem uma proposta oficial apresentada em mesa. Após um mês e sete dias do comando de greve por tempo indeterminado, o País tem 300 mil servidores públicos de braços cruzados em reivindicações salariais. (Com informações da Agência Estado)

Fonte: A Redação

COMPARTILHAR